Redução de estômago: o que vem depois da bariátrica

  • 17/02/2023
Redução de estômago: o que vem depois da bariátrica
Redução de estômago: o que vem depois da bariátrica (Foto: Reprodução)

“A cirurgia de redução de estômago é uma ferramenta muito importante para controle da obesidade, porém, a pessoa tem que manter uma vigilância nutricional bem regrada, pelo resto da vida, pois a cirurgia pode ocasionar a falta de cálcio e a consequência séria disso é a osteoporose”, alerta Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

A médica conta que após a cirurgia bariátrica os parâmetros nutricionais devem ser mantidos sob controle, uma vez que a alteração do trato digestivo e intestinal causado pela cirurgia pode prejudicar a absorção de nutrientes.

“Na maioria das vezes o paciente não percebe essa deficiência nutricional que leva algum tempo para surgir após a bariátrica e acaba descobrindo a osteoporose após uma queda seguida de fratura”, explica Dra. Marise, que é uma das diretoras da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Reumatologia e Endocrinologia.

A absorção do cálcio dos alimentos fica reduzida após a bariátrica porque esse mineral depende do estômago e de um pedaço do intestino para ser absorvido, além de depender da vitamina D, também deficiente nos pacientes pós-bariátrica.

“Isso acaba levando ao estado que a gente chama de hiperparatireoidismo, quando as glândulas paratireoides produzem hormônio em excesso; e esse hormônio acaba tirando o cálcio do osso para deixar o cálcio no sangue normal, já que há pouco cálcio na alimentação. E a falta de cálcio no osso leva a um estado de osteoporose”, explica a endocrinologista especialista em doenças do metabolismo ósseo.

Pessoas que fizeram bariátrica devem repor pelo menos nutrientes como zinco, ferro, vitamina do complexo B, cálcio e vitamina D, sempre orientadas por um endocrinologista, pois o médico vai avaliar os parâmetros nutricionais e orientar sobre os perigos da falta ou excesso de suplementação.

“Tenho recebido muitos pacientes pós-bariátricos no meu consultório que estão desnutridos. Volto a dizer que a cirurgia é uma excelente opção para combater a obesidade, principalmente a obesidade grave, mas o indivíduo jamais poderá esquecer que a bariátrica é uma ferramenta, e não solução definitiva para os problemas de saúde. Controlar a alimentação e os nutrientes derivados dela é fundamental”, conclui a endocrinologista.

Sobre a Clínica Croce

Formada por especialistas da UNIFESP e USP, desde 1973 a Clínica Croce oferece diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia, Endocrinologia, além de atuar também nas áreas de Vacinas e Infusões de Medicamentos.

FONTE: http://guiame.com.br/vida-estilo/saude/reducao-de-estomago-o-que-vem-depois-da-bariatrica.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco - Diretor

Top 10

top1
1. Razão de viver

Melissa

top2
2. VERSO DE AMOR

PÂMELA

top3
3. NÓIS DOIS

CARLINHOS FELIX

top4
4. RIQUEZA

ÁLVARO TITO

top5
5. EU MAIS VOCÊ

CATEDRAL

top6
6. Oração de amor

Ariane

top7
7. Meu primeiro namorado

Aline Barros

top8
8. Era você

Willian Nascimento

top9
9. Que bom voce chegou

Bruna Karla

top10
10. Duas Lagrimas

Alex Gonzaga


Anunciantes