O café é mesmo prejudicial à saúde?

  • 22/06/2023
O café é mesmo prejudicial à saúde?
O café é mesmo prejudicial à saúde? (Foto: Reprodução)

Presente em grande parte dos lares brasileiros, pode-se dizer que o café é uma paixão nacional. Apreciado em forma de bebida, mas também em preparações como sobremesas, o grão é amplamente consumido no país.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Ainda segundo o levantamento, o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras por dia. Mas será que esse hábito tão comum por aqui é prejudicial à saúde?

Conforme a nutricionista Francyne Silva Fernandez, que atua na UBS Jardim Caiçara – gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – o consumo moderado do café – cerca de 4 xícaras diárias – é benéfico ao cérebro, estimulando suas atividades intelectuais e aspectos como memória e concentração.

Além disso, a profissional destaca que estudos recentes têm apontado benefícios relacionados à prevenção de doenças como câncer, diabetes tipo 2 e Parkinson devido a substâncias antioxidantes e anticarcinogênicas presentes no alimento.

O CEJAM esclarece algumas questões sobre o tema:

O café prejudica a absorção de nutrientes?

A nutricionista lembra que esse é um assunto amplamente discutido. Um estudo realizado pela Universidade Creighton e Universidade de Miami indicou que a cafeína, em altas doses, pode afetar a absorção da vitamina D.

A profissional explica que o composto tanino (presente na casca do café) é um fator antinutricional, ou seja, é uma substância que influencia na digestão e absorção dos nutrientes. “Diante disso, o melhor é a ingestão longe das principais refeições e com moderação”, recomenda.

Com moderação, o café pode ser um bom pré-treino?

Sim! Como dito anteriormente, o café possui efeito estimulante. Essa característica se dá pela presença da cafeína, o que auxilia na concentração e energia antes da atividade física. 

Grávidas podem consumir café?

Durante a gestação, o metabolismo da cafeína é mais lento para a mulher e para o feto, resultando numa exposição mais longa a este composto. Assim, a recomendação é a interrupção ou redução da ingestão durante a gravidez. Em caso de dúvidas, o melhor sempre é consultar seu médico.

O café pode prejudicar o sono?

Sim, o efeito estimulante da bebida pode ocasionar alguns efeitos adversos relacionados à qualidade do sono. O indicado é consumir pequenas doses no período noturno ou, em caso de sensibilidade, seu consumo deve ser suspenso.

FONTE: http://guiame.com.br/vida-estilo/saude/o-cafe-e-mesmo-prejudicial-saude.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco - Diretor

Top 10

top1
1. Razão de viver

Melissa

top2
2. VERSO DE AMOR

PÂMELA

top3
3. NÓIS DOIS

CARLINHOS FELIX

top4
4. RIQUEZA

ÁLVARO TITO

top5
5. EU MAIS VOCÊ

CATEDRAL

top6
6. Oração de amor

Ariane

top7
7. Meu primeiro namorado

Aline Barros

top8
8. Era você

Willian Nascimento

top9
9. Que bom voce chegou

Bruna Karla

top10
10. Duas Lagrimas

Alex Gonzaga


Anunciantes